Objetivos de
Aprendizagem
Específicos:
· Conhecer
a Teoria da Deriva de Continentes.
· Distinguir
os argumentos que apoiam a Teoria da Deriva dos Continentes.
· Conhecer
a Teoria da Tectónica de Placas.
· Distinguir
tipos de limites das placas litosféricas.
· Relacionar a plasticidade da astenosfera com a mobilidade das placas litosféricas.
· Identificar
as partes constituintes da estrutura interna do globo terrestre.
· Compreender
que estes modelos são alvo de estudos e estão sujeitos a reformulação.
Transversais:
·
Despertar a curiosidade acerca do mundo
natural.
·
Reconhecer o
contributo da Ciência e da Tecnologia na compreensão de fenómenos naturais.
· Desenvolver
o interesse pelas questões científicas e tecnológicas.
· Desenvolver
a capacidade de procura, seleção, e organização da informação.
· Utilizar,
mobilizar e aplicar o conhecimento científico na explicação de um dado fenómeno
natural.
· Elaborar
conclusões fundamentadas a partir da análise, interpretação e avaliação de
evidências científicas.
· Utilizar
competências científicas em diferentes contextos de relevância pessoal, social
e global.
· Aplicar
resultados de estudos científicos e/ou modelos científicos para sustentar/justificar
decisões pessoais sobre questões socio-científicas.
· Utilizar
fontes de informação diversificada, como o vídeo, na aquisição e/ou
desenvolvimento de conhecimento científico.
Descrição da atividade
de aprendizagem:
Depois
de abordados os conteúdos da subunidade Dinâmica
Interna da Terra e de teres
estudado os modelos da estrutura interna do globo terreste, proponho-te que
realizes, em grupo, a atividade intitulada Da
ficção à realidade – Toda a “verdade” sobre o movimento das placas tectónicas.Com
esta atividade pretende-se que encarnes o papel
de “crítico de cinema” ao analisares o rigor científico dos factos que
estão na origem dos diferentes fenómenos
geológicos que aparecem ao longo do trailer do filme Idade
do Gelo 4 – Deriva Continental.
Os
grupos de trabalho deverão ser constituídos por 3/4 elementos e estar, devidamente, identificados com um nome
escolhido pelo próprio grupo.
A
atividade encontra-se dividida em 6 fases:
1.ª) Visionamento
do filme no grupo turma. Embora o filme seja projetado em simultâneo para
todos vós, cada grupo poderá consultá-lo sempre
que precisar e à medida que vão analisando o filme;
2.ª) Redação de um texto, indicando e analisando os pontos críticos do trailer, tendo em conta os conteúdos abordados nas subunidades Dinâmica Interna da Terra e Estrutura
Interna da Terra:
·
Dinâmica
Interna da Terra
o Deriva dos
Continentes e Tectónica de Placas
·
Estrutura
Interna da Terra
o Contributo da Ciência e da Tecnologia
para o estudo da estrutura interna da Terra
o
Modelos
Propostos
O
texto deverá incluir os seguintes parâmetros:
· identificação
do(s) fenómeno(s) geológico(s) e do(s) modelo(s) geológico(s) apresentados no trailer;
· interpretação
e explicação do(s) fenómeno(s) geológico(s) e do(s) modelo(s) geológico(s), apresentados
no trailer, de acordo com os dados/conhecimentos
científicos e tecnológicos atualmente aceites;
· aplicação
do conhecimento científico adequado ao(s) fenómeno(s) geológico(s) e ao(s)
modelo(s) geológico(s);
· utilização
de linguagem científica adequada.
Cada
grupo terá 15/20 minutos para a
realização desta tarefa.
3ª) Discussão/Debate em grupo do texto
construído na fase anterior. Apresentar
uma organização coerente dos
conteúdos/ideias, bem como uma linguagem
científica adequada. Cada elemento
do grupo deverá contribuir para este debate de ideias.
4.ª) Publicação
por cada grupo, após a discussão
da fase 3, do texto final no blogue, identificando o nome do grupo.
5.ª) Discussão/debate em conjunto no grupo turma
dos diferentes textos produzidos pelos
vários grupos. Selecionar aquele onde estão identificados
e analisados todos os pontos críticos do trailer, de acordo com os seguintes parâmetros:
- identificação do(s) fenómeno(s) geológico(s) e do(s) modelo(s) geológico(s) apresentados no trailer;
- interpretação e explicação de fenómenos geológicos à luz do conhecimento científico e tecnológico atualmente aceites;
- seleção, organização e aplicação dos conteúdos das subunidades Dinâmica Interna da Terra e Estrutura Interna da Terra;
- aplicação do conhecimento científico adequado ao(s) fenómeno(s) geológico(s) e ao(s) modelo(s) geológico(s);
- utilização de linguagem científica adequada.
Justificação por escrito no blogue da escolha efetuada
por cada grupo. Efetuar o registo de acordo com o seguinte exemplo: “O
nosso grupo considera que o texto do grupo ## está completo/mais completo/ foca
todos os pontos críticos porque… “.Caso queiram acrescentar mais elementos
ao corpo do texto, para enriquecer e
melhorar o produto final, podem referir “podemos acrescentar…
porque…”.
6.ª) Análise crítica por
cada aluno e por escrito desta
atividade de acordo com os seguintes
parâmetros:
- A seleção, organização e aplicação dos conteúdos/ideias encontra-se de acordo com a análise do vídeo? Porquê? (para apoiar a tua resposta retira partes do texto final);
- De que forma esta atividade te ajudou a ficares mais atento e crítico em relação à utilização de conteúdos científicos em diferentes contextos do teu dia-a-dia (como é exemplo o filme de animação)? Isto é, de que forma esta atividade contribuiu para que te tornasses mais consciente da importância da Ciência no teu dia-a-dia?;
- A linguagem científica utilizada foi adequada? Porquê?;
- Quais foram as dificuldades que sentiste durante a realização da atividade? Isto é, qual(ais) foi(ram) a(s) tarefas em que sentiste mais dificuldades (procura, seleção e organização da informação, discussão/debate de ideias e/ou redação do texto);
- De que forma este tipo de atividade poderá ter contribuído para aumentar o teu gosto pelo estudo das Ciências Naturais e aprender melhor os conteúdos da disciplina?
- De um modo geral, como caracterizas a qualidade do trabalho de grupo? (exe.: houve diálogo, partilha de ideias, interajuda, contributo de todos para a realização das diferentes tarefas,…);
- O que mudarias se voltasses a realizar uma atividade semelhante para melhorar o teu desempenho.
Bom Trabalho!
Ao longo de milhões de anos, os continentes formaram-se e originaram a Pangeia. Passados alguns anos houve a Deriva Continental, o que fez com que os Continentes se afastassem.
ResponderEliminarOs continentes ainda hoje se afastam.
O video que visualizamos não corresponde à realidade, porque no centro da Terra não há animais,no video mostra um dinossauro, o núcleo não é frio, sabemos que não é pois o esquilo vem muito quente e quando cai no núcleo fumega,o que significa que o núcleo está frio e, ao andar sobre o núcleo a Terra a Pangeia vai-se afastando, logo acontece a Deriva dos Continentes.
Essa aconteceu, mas não desta forma, pois é impossível alguém conseguir chegar ao núcleo da Terra.
M3B
O texto está um pouco confuso e falta referir alguns aspetos necessários tal como:
Eliminarnão falaram sobre a estrutura interna da Terra(apenas sobre o núcleo).
Não falaram sobre a parte líquida do núcleo.
os dinossauros não estavam no centro da Terra.
Não falaram que as girafas não existiam naquela era.
AS MISSISSIPPIS
Está muito incompleto pois concentraram-se apenas no núcleo e esqueceram-se dos outros argumentos. Pouco palavreado cientifico,
EliminarDe resto, o que escreveram está correto.
Os pretos sábios
como é que vocês sabem que nao existiam girafas?
Eliminare nos falamos dos animais no interior da Terra.
M3B
Talvez falamos de dinossauros não de girafas.
EliminarAS MISSISSIPPIS
.Os fenómenos apresentados no vídeo são:
ResponderEliminar-A tectónica de placas;
-A estrutura interna da Terra;
-A Teoria da Deriva Continental;
.Defeitos:
-A Tectónica de placas, tal como a Deriva Continental, demorou vários milhões de anos e ainda hoje se prolonga a sua atividade. Enquanto no filme dá a entender que estes dois fenómenos se deram em menos de 10 segundos.
-O acesso à estrutura interna da Terra está mal representado visto que não é possível tão facilmente e rapidamente um ser vivo chegar ao núcleo. Outro aspeto que está mal representado é o facto de o esquilo não ter passado por nenhuma parte líquida antes de atingir o núcleo.
-No tempo da deriva continental ainda não existiam girafas.
.Qualidades:
- Uma boa representação do desenho da estrutura interna da Terra.
-Mostra de uma forma correta como os continentes se formaram e se foram afastando mesmo de uma velocidade irreal (muito apressada ).
Trabalho realizado por: AS MISSISSIPPIS !!!
O esta bem e para as Mississipis!
Eliminarno vídeo o desenho da parte interna da Terra não tinha algumas medidas corretas logo esta mal feito.
EliminarNÃO SABEM SE NESSA ALTURA NÃO EXISTIRIAM GIRAFAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
No filme visualizamos um esquilo que com a sua bolota rachou uma montanha a meio e não faria um buraco tão grande que chegaria ao centro da Terra, não chegaria tão rápido nem com vida, pois a distância é imensa, estaria exposto a altas temperatura, e existiria uma grande quantidade de magma numa das camadas da Terra não existiria dinossauros,algumas distâncias entre as camadas estão totalmente erradas, o centro da Terra estaria rodeado de magma, o núcleo não estaria suspenso, não seria assim tão pequeno em relação ao esquilo, estaria quente, ele não daria uma volta ao ao núcleo e o mesmo não se mexeria, os continentes não se expandariam tão facilmente e rapidamente para as suas posições naturais , as girafas não esticariam o pescoço por causa da expansão dos continentes mas sim das suas necessidades de sobrevivência, a Itália não "chutaria" uma ilha. O esquilo não seria expelido para o espaço tão rapidamente e se isso acontecesse morreria com fata de oxigénio e flutuaria sobre o extenso universo e na queda não sobreviveria, partiria o bloco de gelo e iria diretamente para o fundo do oceano.
ResponderEliminarOs pretos sábios
Falta de argumentos devida á deficiência do Windows
Está muito bem!! Parabéns...
EliminarConcordamos com tudo o que fizeram!
M3B
Comentario dirigido para os Pretos Sábios.
Está bem!
ResponderEliminarM3B
As girafas não existiam, vocês não têm a certeza se o núcleo é pequeno ou grande.
Eliminaro bicho não iria para o universo pois são vários km de distância.E os dinossauros não se encontravam no centro da Terra mas vocês deram a entender que sim.
AS MISSISSIPPIS
nem vocês!!!!!!!!!!!! E segundo os estudos é grande e nós dissemos que os dinossauros estão numa das camadas.
EliminarPRETOS SÁBIOS!!!!!!
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