quinta-feira, 11 de abril de 2013

Da ficção à realidade – Toda a “verdade” sobre o movimento das placas tectónicas.





Objetivos de Aprendizagem

Específicos:
· Conhecer a Teoria da Deriva de Continentes.
· Distinguir os argumentos que apoiam a Teoria da Deriva dos Continentes.
· Conhecer a Teoria da Tectónica de Placas.
· Distinguir tipos de limites das placas litosféricas.
· Relacionar a plasticidade da astenosfera com a mobilidade das placas litosféricas.
· Identificar as partes constituintes da estrutura interna do globo terrestre.
· Compreender que estes modelos são alvo de estudos e estão sujeitos a reformulação.

Transversais:
· Despertar a curiosidade acerca do mundo natural.
· Reconhecer o contributo da Ciência e da Tecnologia na compreensão de fenómenos naturais.
· Desenvolver o interesse pelas questões científicas e tecnológicas.
· Desenvolver a capacidade de procura, seleção, e organização da informação.
· Utilizar, mobilizar e aplicar o conhecimento científico na explicação de um dado fenómeno natural.
· Elaborar conclusões fundamentadas a partir da análise, interpretação e avaliação de evidências científicas.
· Utilizar competências científicas em diferentes contextos de relevância pessoal, social e global.
· Aplicar resultados de estudos científicos e/ou modelos científicos para sustentar/justificar decisões pessoais sobre questões socio-científicas.
· Utilizar fontes de informação diversificada, como o vídeo, na aquisição e/ou desenvolvimento de conhecimento científico.


Descrição da atividade de aprendizagem:

Depois de abordados os conteúdos da subunidade Dinâmica Interna da Terra e de teres estudado os modelos da estrutura interna do globo terreste, proponho-te que realizes, em grupo, a atividade intitulada Da ficção à realidade – Toda a “verdade” sobre o movimento das placas tectónicas.Com esta atividade pretende-se que encarnes o papel de “crítico de cinema” ao analisares o rigor científico dos factos que estão na origem dos diferentes fenómenos geológicos que aparecem ao longo do trailer do filme Idade do Gelo 4 – Deriva Continental.
Os grupos de trabalho deverão ser constituídos por 3/4 elementos e estar, devidamente, identificados com um nome escolhido pelo próprio grupo.

A atividade encontra-se dividida em 6 fases:

1.ª) Visionamento do filme no grupo turma. Embora o filme seja projetado em simultâneo para todos vós, cada grupo poderá consultá-lo sempre que precisar e à medida que vão analisando o filme;

2.ª) Redação de um texto, indicando e analisando os pontos críticos do trailer, tendo em conta os conteúdos abordados nas subunidades Dinâmica Interna da Terra e Estrutura Interna da Terra:

·         Dinâmica Interna da Terra
o  Deriva dos Continentes e Tectónica de Placas
·         Estrutura Interna da Terra
o  Contributo da Ciência e da Tecnologia para o estudo da estrutura interna da Terra
o  Modelos Propostos

O texto deverá incluir os seguintes parâmetros:

· identificação do(s) fenómeno(s) geológico(s) e do(s) modelo(s) geológico(s) apresentados no trailer;
· interpretação e explicação do(s) fenómeno(s) geológico(s) e do(s) modelo(s) geológico(s), apresentados no trailer, de acordo com os dados/conhecimentos científicos e tecnológicos atualmente aceites;
·  aplicação do conhecimento científico adequado ao(s) fenómeno(s) geológico(s) e ao(s) modelo(s) geológico(s);
·   utilização de linguagem científica adequada.
Cada grupo terá 15/20 minutos para a realização desta tarefa.

3ª) Discussão/Debate em grupo do texto construído na fase anterior. Apresentar uma organização coerente dos conteúdos/ideias, bem como uma linguagem científica adequada. Cada elemento do grupo deverá contribuir para este debate de ideias.

4.ª) Publicação por cada grupo, após a discussão da fase 3, do texto final no blogue, identificando o nome do grupo.

5.ª) Discussão/debate em conjunto no grupo turma dos diferentes textos produzidos pelos vários grupos. Selecionar aquele onde estão identificados e analisados todos os pontos críticos do trailer, de acordo com os seguintes parâmetros:
  • identificação do(s) fenómeno(s) geológico(s) e do(s) modelo(s) geológico(s) apresentados no trailer;
  • interpretação e explicação de fenómenos geológicos à luz  do conhecimento científico e tecnológico atualmente aceites;
  • seleção, organização e aplicação dos conteúdos das subunidades Dinâmica Interna da Terra e Estrutura Interna da Terra;
  • aplicação do conhecimento científico adequado ao(s) fenómeno(s) geológico(s) e ao(s) modelo(s) geológico(s);
  • utilização de linguagem científica adequada.
Justificação por escrito no blogue da escolha efetuada por cada grupo. Efetuar o registo de acordo com o seguinte exemplo: “O nosso grupo considera que o texto do grupo ## está completo/mais completo/ foca todos os pontos críticos porque… “.Caso queiram acrescentar mais elementos ao corpo do texto, para enriquecer e melhorar o produto final, podem referir “podemos acrescentar… porque…”.


6.ª) Análise crítica por cada aluno e por escrito desta atividade de acordo com os seguintes parâmetros:
  • A seleção, organização e aplicação dos conteúdos/ideias encontra-se de acordo com a análise do vídeo? Porquê? (para apoiar a tua resposta retira partes do texto final);
  • De que forma esta atividade te ajudou a ficares mais atento e crítico em relação à utilização de conteúdos científicos em diferentes contextos do teu dia-a-dia (como é exemplo o filme de animação)? Isto é, de que forma esta atividade contribuiu para que te tornasses mais consciente da importância da Ciência no teu dia-a-dia?;
  • A linguagem científica utilizada foi adequada? Porquê?;
  • Quais foram as dificuldades que sentiste durante a realização da atividade? Isto é, qual(ais) foi(ram) a(s) tarefas em que sentiste mais dificuldades (procura, seleção e organização da informação, discussão/debate de ideias e/ou redação do texto);
  • De que forma este tipo de atividade poderá ter contribuído para aumentar o teu gosto pelo estudo das Ciências Naturais e aprender melhor os conteúdos da disciplina?
  • De um modo geral, como caracterizas a qualidade do trabalho de grupo? (exe.: houve diálogo, partilha de ideias, interajuda, contributo de todos para a realização das diferentes tarefas,…);
  • O que mudarias se voltasses a realizar uma atividade semelhante para melhorar o teu desempenho.



Bom Trabalho!

14 comentários:

  1. Ao longo de milhões de anos, os continentes formaram-se e originaram a Pangeia. Passados alguns anos houve a Deriva Continental, o que fez com que os Continentes se afastassem.
    Os continentes ainda hoje se afastam.
    O video que visualizamos não corresponde à realidade, porque no centro da Terra não há animais,no video mostra um dinossauro, o núcleo não é frio, sabemos que não é pois o esquilo vem muito quente e quando cai no núcleo fumega,o que significa que o núcleo está frio e, ao andar sobre o núcleo a Terra a Pangeia vai-se afastando, logo acontece a Deriva dos Continentes.
    Essa aconteceu, mas não desta forma, pois é impossível alguém conseguir chegar ao núcleo da Terra.


    M3B


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    1. O texto está um pouco confuso e falta referir alguns aspetos necessários tal como:
      não falaram sobre a estrutura interna da Terra(apenas sobre o núcleo).
      Não falaram sobre a parte líquida do núcleo.
      os dinossauros não estavam no centro da Terra.
      Não falaram que as girafas não existiam naquela era.

      AS MISSISSIPPIS

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    2. Está muito incompleto pois concentraram-se apenas no núcleo e esqueceram-se dos outros argumentos. Pouco palavreado cientifico,
      De resto, o que escreveram está correto.

      Os pretos sábios

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    3. como é que vocês sabem que nao existiam girafas?
      e nos falamos dos animais no interior da Terra.

      M3B

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    4. Talvez falamos de dinossauros não de girafas.


      AS MISSISSIPPIS

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  2. .Os fenómenos apresentados no vídeo são:

    -A tectónica de placas;
    -A estrutura interna da Terra;
    -A Teoria da Deriva Continental;

    .Defeitos:

    -A Tectónica de placas, tal como a Deriva Continental, demorou vários milhões de anos e ainda hoje se prolonga a sua atividade. Enquanto no filme dá a entender que estes dois fenómenos se deram em menos de 10 segundos.

    -O acesso à estrutura interna da Terra está mal representado visto que não é possível tão facilmente e rapidamente um ser vivo chegar ao núcleo. Outro aspeto que está mal representado é o facto de o esquilo não ter passado por nenhuma parte líquida antes de atingir o núcleo.

    -No tempo da deriva continental ainda não existiam girafas.


    .Qualidades:

    - Uma boa representação do desenho da estrutura interna da Terra.

    -Mostra de uma forma correta como os continentes se formaram e se foram afastando mesmo de uma velocidade irreal (muito apressada ).


    Trabalho realizado por: AS MISSISSIPPIS !!!

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    1. O esta bem e para as Mississipis!

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    2. no vídeo o desenho da parte interna da Terra não tinha algumas medidas corretas logo esta mal feito.
      NÃO SABEM SE NESSA ALTURA NÃO EXISTIRIAM GIRAFAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

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  3. No filme visualizamos um esquilo que com a sua bolota rachou uma montanha a meio e não faria um buraco tão grande que chegaria ao centro da Terra, não chegaria tão rápido nem com vida, pois a distância é imensa, estaria exposto a altas temperatura, e existiria uma grande quantidade de magma numa das camadas da Terra não existiria dinossauros,algumas distâncias entre as camadas estão totalmente erradas, o centro da Terra estaria rodeado de magma, o núcleo não estaria suspenso, não seria assim tão pequeno em relação ao esquilo, estaria quente, ele não daria uma volta ao ao núcleo e o mesmo não se mexeria, os continentes não se expandariam tão facilmente e rapidamente para as suas posições naturais , as girafas não esticariam o pescoço por causa da expansão dos continentes mas sim das suas necessidades de sobrevivência, a Itália não "chutaria" uma ilha. O esquilo não seria expelido para o espaço tão rapidamente e se isso acontecesse morreria com fata de oxigénio e flutuaria sobre o extenso universo e na queda não sobreviveria, partiria o bloco de gelo e iria diretamente para o fundo do oceano.

    Os pretos sábios

    Falta de argumentos devida á deficiência do Windows

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    1. Está muito bem!! Parabéns...
      Concordamos com tudo o que fizeram!

      M3B

      Comentario dirigido para os Pretos Sábios.

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  4. Respostas
    1. As girafas não existiam, vocês não têm a certeza se o núcleo é pequeno ou grande.
      o bicho não iria para o universo pois são vários km de distância.E os dinossauros não se encontravam no centro da Terra mas vocês deram a entender que sim.



      AS MISSISSIPPIS

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    2. nem vocês!!!!!!!!!!!! E segundo os estudos é grande e nós dissemos que os dinossauros estão numa das camadas.

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    3. PRETOS SÁBIOS!!!!!!

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