quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Atividade Prática - Formação de Montanhas


Objetivos de Aprendizagem

Específicos:
·  Reconhecer a mobilidade da litosfera.
·  Distinguir tipos de limites das placas litosféricas.
·  Reconhecer que os fundos oceânicos são formados nos riftes das dorsais e destruídos nas zonas de subducção.
·  Reconhecer que a plasticidade da astenosfera permite a mobilidade das placas litosféricas.
·  Relacionar a formação de cadeias montanhosas com as zonas de convergência de placas.
·  Compreender as transformações que contribuem para a dinâmica da Terra e das suas consequências ao nível da distribuição das espécies.

Transversais:
·  Despertar a curiosidade acerca do mundo natural.
·  Reconhecer o contributo da Ciência e da Tecnologia na compreensão de fenómenos naturais.
·  Desenvolver o interesse pelas questões científicas e tecnológicas, enquanto cidadão consciente.
·  Compreender o mundo natural com base no conhecimento científico.
·  Desenvolver a capacidade de pesquisa, seleção, análise crítica e edição de informação.
·  Interpretar e explicar fenómenos à luz do conhecimento científico e tecnológico.
·  Utilizar, mobilizar e aplicar o conhecimento científico adequado a uma determinada situação.
·  Elaborar conclusões fundamentadas a partir da análise, interpretação e avaliação de evidências científicas.
·  Utilizar competências científicas em diferentes contextos de relevância pessoal, social e global.


Descrição da atividade de aprendizagem

Como já foi abordado nas aulas, uma das consequências da mobilidade das placas litosféricas, para além da distribuição geográfica atual das espécies, é a formação de grandes cadeias montanhosas, alterando a topografia de uma região. Um exemplo deste fenómeno geológico, a grande escala, é a formação da cadeia montanhosa dos Himalaias, resultado da colisão de duas placas e fecho do oceano que existia entre a atual Índia e o continente Asiático.
Depois de terem simulado, em contexto sala de aula, a formação de montanhas e feito o respetivo registo em vídeo da atividade, pretende-se que construam um texto, por grupos de trabalho, que explique o fenómeno geológico, com o objetivo de criar um vídeo educativo. Os grupos de trabalho deverão ser constituídos por 3/4 elementos e estar, devidamente, identificados com um nome escolhido pelo próprio grupo.

Esta atividade divide-se em 4 partes:

1.º) Cada grupo de trabalho irá redigir um texto que apoie o vídeo. O texto deverá ser estruturado de acordo com o funcionamento do modelo e a explicação científica do fenómeno geológico, que resultou da discussão/análise da atividade prática. Antes de publicarem no blogue, o conteúdo e a estrutura do texto deverão ser discutidas/debatidas em grupo (cada elemento do grupo deverá contribuir no debate de ideias), tendo em conta os seguintes parâmetros:
- organização coerente dos conteúdos/ideias;
- utilização de linguagem científica adequada.

2.ª) Para finalizar a atividade, os grupos irão discutir/debater em conjunto os diferentes textos produzidos e selecionar o mais adequado para o vídeo. Isto é, lendo os textos dos diferentes grupos, a turma irá selecionar o texto melhor estruturado, de acordo com a explicação científica do fenómeno geológico simulado devendo, cada grupo, justificar a sua escolha, por escrito no blogue. Por exemplo: “O nosso grupo considera que o texto do grupo ## está bem estruturado porque… “. Caso queiram acrescentar mais elementos ao corpo do texto, para enriquecer e melhorar o produto final, podem referir “podemos acrescentar… porque…”.

Não se esqueçam de colocar sempre o nome do grupo.

3.ª) Depois de organizado e redigido o texto final a partir do contributo de todos, será feito o registo áudio (gravação de voz) do conteúdo para a locução do vídeo educativo, utilizando o seguinte software: Windows Movie Maker e gravador áudio do Windows 7. A turma deverá escolher um título para o vídeo educativo e a(s) voz(es) que irão fazer a respetiva locução

4.ª) Quando o vídeo educativo estiver finalizado e disponível no blogue, cada um, deverá fazer uma análise crítica do produto final, por escrito, de acordo com os seguintes parâmetros:
·         a organização coerente dos conteúdos/ideias de acordo com a discussão da atividade prática (simulação)
·         a utilização de linguagem científica adequada;
·         as dificuldades sentidas durante a realização da atividade, isto é, qual(ais) foi(ram) a(s) tarefa(s) em que sentiu mais dificuldades (pesquisa de informação, discussão/debate de ideias, seleção do conteúdo relevante, redação do texto);
·         de que forma este tipo de atividade facilitou/ajudou na compreensão de fenómenos geológicos complexos;
·         de que forma este tipo de atividade poderá ter contribuído para aumentar o seu gosto pelo estudo das Ciências Naturais;
·         a qualidade do trabalho de grupo (houve diálogo, partilha de ideias, interajuda, contributo de todos para a realização das diferentes tarefas,…)
·         o que mudaria se voltasse a realizar uma atividade semelhante para melhorar o seu desempenho.
·         a classificação que atribui ao produto final.

Bom Trabalho!

41 comentários:

  1. Em primeiro lugar colocamos duas folhas de jornal,uma de cada lado, entre duas mesas( deixando um pouco de jornal de sobra em baixo), representando as placas tectónicas.
    De seguida espalhamos muitas e pequenas pedras sobre o jornal, representando as rochas.No início as rochas tinham uma altura de 1 cm.
    Para representarmos o limite convergente, utilizámos a força compressiva, puxando a parte de sobra do jornal, formando a representação de uma montanha com as rochas.
    Assim percebemos a formação de montanhas!
    MTJ

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    1. Como é para acompanhar o vídeo deviam descrever o que está acontecer e não descrever praticamente só o procedimento.

      MJM XD

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    2. Achmos que esta muito bem estruturado mas deveriam explicar que dobras e que foram surgindo ao longo do processo da expriencia.



      LMB

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    3. Peço desculpa mas ao descrever o procedimento explicamos tambêm como isso aconteceria na vida real.
      MTJ


      P.S. Resposta ao comentário do grupo MJM XD

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    4. Concordamos com o grupo MJM XD e porque "disseram" a altura das pedras no inicio e nao disseram no fim, quando a montanha estava formada.


      Os pretos sábios

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  2. Usamos um jornal para representar o manto e o cascalho para representar a crosta em que ambos constituíam uma placa tectónica.
    À medida que uma colega puxava o jornal o cascalho ia-se aproximando e amontoando-se uns por cima dos outros. Tal como acontece quando o magma se desloca rotativamente aproximando a crosta e o manto que vão dar origem às montanhas
    As montanhas vão criar um limite convergente criando duas placas em vez de uma só.

    MJM XD

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    1. Esta muito bem mas um bocado incompleto pois nao esplica as deformaçoes da montanha


      LMB

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    2. Acrescentamos à última frase um pequeno pormenor e a frase ficará: As montanhas vão criar um limite convergente com a ajuda da força compressiva, criando duas placas em vez de uma só.

      MJM XD

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    3. Que deformações da montanha?

      MJM XD

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    4. Está bem, mas, deviam falar mais da realidade que ocorre,explica-la melhor.Pois vocês explicaram a experiência bem.

      Os pretos sábios

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  3. A atividade tectónica esta associada a deslocação das placas tectónicas, sendo mais intensas nos seus limites. Como a atividade tectónica e responsável pela deformação das rochas e pela formação das montanhas, estes processos serão mais ativos nos limites das placas tectónicas.
    As dobras formam-se quando uma estrutura que era inicialmente (por exemplo, um estrato sedimentar) e suspeita a ação de uma foça compressiva.
    As dobras são muito comuns nas cadeias montanhosas nos limites convergentes. Segundo a experiencia da turma, as forças que atuaram nas rochas são compressivas .
    As cadeias montanhosas que se formam nos limitas das placas podem ser resultado da acumulação de grandes quantidades de lava, ou por deformações intensas associadas a ação de forças compressivas como por exemplo os Himalaias e os Pirenéus.

    LMB

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    1. Apesar dos erros, falaram sobre dobras o que não era pedido, repetição das mesmas coisas mais que uma vez e não descreveram o que estava a acontecer no vídeo mas sim da parte teórica e ainda por cima sobre DOBRAS.

      MJM XD

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    2. Mas tambem era para explicar os procedimentos da montanhas e quanto mais coisas falar-mos melhor.resposta a comentario mjm.


      LMB

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    3. Primeiro,utilizaram muito a palavra " placas tectónicas",segundo em vez de escrever"forças" escreveram "foça",terceiro,falaram das dobras que não participou na atividade e quarto ,não falaram do vídeo da atividade que fizemos hoje.

      Os pretos sábios

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    4. É verdade que se falarmos mais é melhor mas sobre o tema proposto.

      MJM XD

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  4. Achamos que o grupo MJM XD tem o trabalho incompleto pois nao disse qual a força usada/ representada .
    MTJ

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  5. Na formação de montanhas ocorre a força compressiva, que consiste na
    junção das placas tectónicas, que vão chocar uma na outra, e é nesse limite que se acumulam grandes quantidades de lava, por exemplo: Japão e Andes.Também se podem formar montanhas por deformações intensas associadas à ação de formas compressivas ,como por exemplo :os Himalaias e os Pirinéus.O que também ajuda a formação de montanhas é a atividade sísmica, com isso a terra ,ou seja, vai "engolindo"o solo fazendo as rochas aproximarem-se umas das outras,juntando-se e criando montanhas. Foi o que nós fizemos na nossa experiência, em que o papel de jornal representava a placa tectónica que puxava as pedras que representavam as rochas que depois de milhões de anos juntavam-se formando montanhas

    Os pretos sábios

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  6. Achamos que o texto está bem estruturado e disseram tudo parabéns (:

    MJM XD

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  7. Achamos que o título do vídeo podia ser "A formação de uma cadeia montanhosa"

    MJM XD

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  8. Eu acho que o titulo desta experiencia sera oa Formaçao de Montanhas.
    E achamos que o grupo melhor foi o dos Pretos Sabios.



    LBM

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  9. Achamos que o melhor texto é o dos "pretos sábios", porque falaram sobre tudo o que era suposto.

    MJM XD

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  10. Achamos que o título do video deverá ser: CJP e as Montanhas.

    Achamos também que o nosso texto foi o melhor
    MJT

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    1. foi foi......
      entao o dos pretos sabios.............

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  11. Achamos que o texto do nosso grupo foi o melhor.



    Os pretos sábios

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  12. Teacher , no relatório que nos deu , qual é a pergunta para pôr no triângulo ? (:

    Joana Oliveira

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  13. Não encontro no livro nem no caderno nada que me ajude a responder à pergunta 2 do relatório ! :o

    Joana Oliveira

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    1. Tens no livro e no caderno. Tens de pensar no que está a ocorrer entre as duas mesas e relacionar isso com o que acontece com a realidade. O que representa o limite entre as mesas?

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    2. O que representa , como assim , um nome de um limite ? :$

      Joana Oliveira

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    3. Limite convergente ?

      Joana Oliveira

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  14. Teacher, na pergunta 4 , diz " Indica uma região da Terra onde se verifique este tipo de formação de montanhas " , digo por exemplo, Pirenéus , ou digo , entre Espanha e França ?

    Joana Oliveira

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  15. Teacher, é necessário saber os argumentos contra a Teoria da Deriva dos Continentes formulada por Wegener ?

    Joana Oliveira

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    1. Não, apenas têm de saber que a teoria que Alfred Wegener formulou não foi bem aceite pela Sociedade, havia falhas na sua teoria.

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    2. Ahh ok, ainda bem.

      Joana Oliveira

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  16. Na formação de montanhas ocorre uma força compressiva, que permite a junção das placas tectónicas, que vão chocar uma contra a outra. É, também, nesse limite que se acumulam grandes quantidades de lava, como por exemplo: Japão e Andes. Também se podem formar montanhas por deformações intensas associadas à ação de forças compressivas ,como por exemplo: os Himalaias e os Pirinéus. Foi o que nós fizemos na nossa experiência, em que o papel de jornal representava as placas tectónicas que puxavam as pedras, que representavam as rochas. Ao longo de milhões de anos vão-se juntando formando montanhas.

    7ºA

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  17. Jesus, teacher fez um filme para o 4º ano, que tem uma musica linda!....

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