Objetivos de Aprendizagem
Específicos:
· Reconhecer
a mobilidade da litosfera.
· Distinguir
tipos de limites das placas litosféricas.
· Reconhecer
que os fundos oceânicos são formados nos riftes das dorsais e destruídos nas
zonas de subducção.
· Reconhecer
que a plasticidade da astenosfera permite a mobilidade das placas litosféricas.
·
Relacionar a
formação de cadeias montanhosas com as zonas de convergência de placas.
·
Compreender
as transformações que contribuem para a dinâmica da Terra e das suas
consequências ao nível da distribuição das espécies.
Transversais:
·
Despertar a curiosidade acerca do
mundo natural.
·
Reconhecer o
contributo da Ciência e da Tecnologia na compreensão de fenómenos naturais.
· Desenvolver
o interesse pelas questões científicas e tecnológicas, enquanto cidadão
consciente.
· Compreender
o mundo natural com base no conhecimento científico.
· Desenvolver
a capacidade de pesquisa, seleção, análise crítica e edição de informação.
· Interpretar
e explicar fenómenos à luz do conhecimento científico e tecnológico.
· Utilizar,
mobilizar e aplicar o conhecimento científico adequado a uma determinada
situação.
· Elaborar
conclusões fundamentadas a partir da análise, interpretação e avaliação de
evidências científicas.
· Utilizar
competências científicas em diferentes contextos de relevância pessoal, social
e global.
Descrição da atividade de aprendizagem
Como já foi abordado nas aulas, uma das consequências da mobilidade das
placas litosféricas, para além da distribuição geográfica atual das espécies, é
a formação de grandes cadeias montanhosas, alterando a topografia de uma
região. Um exemplo deste fenómeno geológico, a grande escala, é a formação da
cadeia montanhosa dos Himalaias, resultado da colisão de duas placas e fecho do
oceano que existia entre a atual Índia e o continente Asiático.
Depois de terem
simulado, em contexto sala de aula, a formação de montanhas e feito o respetivo
registo em vídeo da atividade, pretende-se que construam um texto, por grupos de trabalho, que explique o fenómeno geológico, com o objetivo de criar um vídeo educativo. Os grupos
de trabalho deverão
ser constituídos por 3/4 elementos e estar, devidamente, identificados com um nome escolhido pelo próprio grupo.
Esta atividade divide-se em 4 partes:
1.º) Cada grupo de trabalho irá redigir um texto que apoie o vídeo. O texto deverá ser estruturado de acordo com o funcionamento do modelo e a explicação científica do fenómeno geológico,
que resultou da discussão/análise da
atividade prática. Antes de publicarem no blogue, o conteúdo e a estrutura do texto deverão ser discutidas/debatidas em grupo
(cada elemento do grupo deverá
contribuir no debate de ideias), tendo em conta os seguintes parâmetros:
-
organização coerente dos conteúdos/ideias;
-
utilização de linguagem científica adequada.
2.ª) Para finalizar a atividade, os grupos
irão discutir/debater em conjunto os diferentes textos produzidos e selecionar o mais adequado para o vídeo. Isto
é, lendo os textos dos diferentes grupos, a turma irá selecionar o texto melhor estruturado, de acordo com a explicação científica do fenómeno
geológico simulado devendo, cada
grupo, justificar a sua escolha, por escrito no blogue. Por exemplo: “O nosso grupo
considera que o texto do grupo ## está bem estruturado porque… “. Caso queiram acrescentar mais elementos ao corpo
do texto, para enriquecer e melhorar o produto
final, podem referir “podemos
acrescentar… porque…”.
Não se esqueçam de colocar sempre o nome do grupo.
3.ª) Depois de organizado e redigido o texto final a partir do contributo de todos, será feito o registo áudio (gravação de voz) do
conteúdo para a locução do vídeo educativo, utilizando o seguinte software:
Windows Movie Maker e gravador áudio do Windows
7. A turma deverá escolher um título para o vídeo educativo e a(s) voz(es) que irão fazer a respetiva locução.
4.ª) Quando o vídeo educativo estiver finalizado e disponível no blogue, cada um, deverá fazer uma análise crítica do produto final, por escrito, de acordo com os
seguintes parâmetros:
·
a organização coerente dos
conteúdos/ideias de acordo com a discussão da atividade prática (simulação)
·
a utilização de linguagem científica
adequada;
·
as dificuldades sentidas durante a realização
da atividade, isto é, qual(ais) foi(ram) a(s) tarefa(s) em que sentiu mais
dificuldades (pesquisa de informação, discussão/debate de ideias, seleção do
conteúdo relevante, redação do texto);
·
de que forma este tipo de atividade
facilitou/ajudou na compreensão de fenómenos geológicos complexos;
·
de que forma este tipo de atividade poderá
ter contribuído para aumentar o seu gosto pelo estudo das Ciências Naturais;
·
a qualidade do trabalho de grupo
(houve diálogo, partilha de ideias, interajuda, contributo de todos para a
realização das diferentes tarefas,…)
·
o que mudaria se voltasse a realizar
uma atividade semelhante para melhorar o seu desempenho.
·
a classificação que atribui ao produto
final.
Bom Trabalho!
Em primeiro lugar colocamos duas folhas de jornal,uma de cada lado, entre duas mesas( deixando um pouco de jornal de sobra em baixo), representando as placas tectónicas.
ResponderEliminarDe seguida espalhamos muitas e pequenas pedras sobre o jornal, representando as rochas.No início as rochas tinham uma altura de 1 cm.
Para representarmos o limite convergente, utilizámos a força compressiva, puxando a parte de sobra do jornal, formando a representação de uma montanha com as rochas.
Assim percebemos a formação de montanhas!
MTJ
Como é para acompanhar o vídeo deviam descrever o que está acontecer e não descrever praticamente só o procedimento.
EliminarMJM XD
Achmos que esta muito bem estruturado mas deveriam explicar que dobras e que foram surgindo ao longo do processo da expriencia.
EliminarLMB
Peço desculpa mas ao descrever o procedimento explicamos tambêm como isso aconteceria na vida real.
EliminarMTJ
P.S. Resposta ao comentário do grupo MJM XD
Concordamos com o grupo MJM XD e porque "disseram" a altura das pedras no inicio e nao disseram no fim, quando a montanha estava formada.
EliminarOs pretos sábios
Usamos um jornal para representar o manto e o cascalho para representar a crosta em que ambos constituíam uma placa tectónica.
ResponderEliminarÀ medida que uma colega puxava o jornal o cascalho ia-se aproximando e amontoando-se uns por cima dos outros. Tal como acontece quando o magma se desloca rotativamente aproximando a crosta e o manto que vão dar origem às montanhas
As montanhas vão criar um limite convergente criando duas placas em vez de uma só.
MJM XD
Esta muito bem mas um bocado incompleto pois nao esplica as deformaçoes da montanha
EliminarLMB
Acrescentamos à última frase um pequeno pormenor e a frase ficará: As montanhas vão criar um limite convergente com a ajuda da força compressiva, criando duas placas em vez de uma só.
EliminarMJM XD
Que deformações da montanha?
EliminarMJM XD
Está bem, mas, deviam falar mais da realidade que ocorre,explica-la melhor.Pois vocês explicaram a experiência bem.
EliminarOs pretos sábios
A atividade tectónica esta associada a deslocação das placas tectónicas, sendo mais intensas nos seus limites. Como a atividade tectónica e responsável pela deformação das rochas e pela formação das montanhas, estes processos serão mais ativos nos limites das placas tectónicas.
As dobras formam-se quando uma estrutura que era inicialmente (por exemplo, um estrato sedimentar) e suspeita a ação de uma foça compressiva.
As dobras são muito comuns nas cadeias montanhosas nos limites convergentes. Segundo a experiencia da turma, as forças que atuaram nas rochas são compressivas .
As cadeias montanhosas que se formam nos limitas das placas podem ser resultado da acumulação de grandes quantidades de lava, ou por deformações intensas associadas a ação de forças compressivas como por exemplo os Himalaias e os Pirenéus.
LMB
Apesar dos erros, falaram sobre dobras o que não era pedido, repetição das mesmas coisas mais que uma vez e não descreveram o que estava a acontecer no vídeo mas sim da parte teórica e ainda por cima sobre DOBRAS.
EliminarMJM XD
Mas tambem era para explicar os procedimentos da montanhas e quanto mais coisas falar-mos melhor.resposta a comentario mjm.
EliminarLMB
Primeiro,utilizaram muito a palavra " placas tectónicas",segundo em vez de escrever"forças" escreveram "foça",terceiro,falaram das dobras que não participou na atividade e quarto ,não falaram do vídeo da atividade que fizemos hoje.
EliminarOs pretos sábios
É verdade que se falarmos mais é melhor mas sobre o tema proposto.
EliminarMJM XD
Achamos que o grupo MJM XD tem o trabalho incompleto pois nao disse qual a força usada/ representada .
ResponderEliminarMTJ
Na formação de montanhas ocorre a força compressiva, que consiste na
ResponderEliminarjunção das placas tectónicas, que vão chocar uma na outra, e é nesse limite que se acumulam grandes quantidades de lava, por exemplo: Japão e Andes.Também se podem formar montanhas por deformações intensas associadas à ação de formas compressivas ,como por exemplo :os Himalaias e os Pirinéus.O que também ajuda a formação de montanhas é a atividade sísmica, com isso a terra ,ou seja, vai "engolindo"o solo fazendo as rochas aproximarem-se umas das outras,juntando-se e criando montanhas. Foi o que nós fizemos na nossa experiência, em que o papel de jornal representava a placa tectónica que puxava as pedras que representavam as rochas que depois de milhões de anos juntavam-se formando montanhas
Os pretos sábios
Achamos que o texto está bem estruturado e disseram tudo parabéns (:
ResponderEliminarMJM XD
Achamos que o título do vídeo podia ser "A formação de uma cadeia montanhosa"
ResponderEliminarMJM XD
Eu acho que o titulo desta experiencia sera oa Formaçao de Montanhas.
ResponderEliminarE achamos que o grupo melhor foi o dos Pretos Sabios.
LBM
Achamos que o melhor texto é o dos "pretos sábios", porque falaram sobre tudo o que era suposto.
ResponderEliminarMJM XD
Achamos que o título do video deverá ser: CJP e as Montanhas.
ResponderEliminarAchamos também que o nosso texto foi o melhor
MJT
foi foi......
Eliminarentao o dos pretos sabios.............
Achamos que o texto do nosso grupo foi o melhor.
ResponderEliminarOs pretos sábios
Teacher , no relatório que nos deu , qual é a pergunta para pôr no triângulo ? (:
ResponderEliminarJoana Oliveira
"Como se formam as montanhas?"
EliminarAh ok , obrigada (:
EliminarJoana Oliveira
Não encontro no livro nem no caderno nada que me ajude a responder à pergunta 2 do relatório ! :o
ResponderEliminarJoana Oliveira
Tens no livro e no caderno. Tens de pensar no que está a ocorrer entre as duas mesas e relacionar isso com o que acontece com a realidade. O que representa o limite entre as mesas?
EliminarO que representa , como assim , um nome de um limite ? :$
EliminarJoana Oliveira
Limite convergente ?
EliminarJoana Oliveira
Por exemplo... ;)
EliminarTeacher, na pergunta 4 , diz " Indica uma região da Terra onde se verifique este tipo de formação de montanhas " , digo por exemplo, Pirenéus , ou digo , entre Espanha e França ?
ResponderEliminarJoana Oliveira
De qualquer das maneiras é correto.
EliminarOk (:
EliminarJoana Oliveira
Teacher, é necessário saber os argumentos contra a Teoria da Deriva dos Continentes formulada por Wegener ?
ResponderEliminarJoana Oliveira
Não, apenas têm de saber que a teoria que Alfred Wegener formulou não foi bem aceite pela Sociedade, havia falhas na sua teoria.
EliminarAhh ok, ainda bem.
EliminarJoana Oliveira
Na formação de montanhas ocorre uma força compressiva, que permite a junção das placas tectónicas, que vão chocar uma contra a outra. É, também, nesse limite que se acumulam grandes quantidades de lava, como por exemplo: Japão e Andes. Também se podem formar montanhas por deformações intensas associadas à ação de forças compressivas ,como por exemplo: os Himalaias e os Pirinéus. Foi o que nós fizemos na nossa experiência, em que o papel de jornal representava as placas tectónicas que puxavam as pedras, que representavam as rochas. Ao longo de milhões de anos vão-se juntando formando montanhas.
ResponderEliminar7ºA
Jesus, teacher fez um filme para o 4º ano, que tem uma musica linda!....
ResponderEliminarGostaste? Sabes de quem é a música?
Eliminar