quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Desafio - What Are Fossils?

Objetivos da atividade:

·         Conhecer o conceito de fóssil;
·         Reconhecer que os fósseis são contemporâneos das rochas que os incluem;
·         Compreender que o processo de fossilização é lento e complexo;
·         Enumerar as condições de fossilização;
·         Distinguir diferentes processos de fossilização;
·         Reconhecer que os vestígios da atividade dos seres vivos também podem ser fósseis;
·         Reconhecer a importância do estudo dos fósseis para reconstituir a história da Terra;
·         Reconhecer os fósseis como indicadores de idade e de ambientes passados.

Descrição da atividade:

Depois de estudados os diferentes tipos de fossilização e simulado, em laboratório, o processo de moldagem, proponho-te agora uma atividade, em grupo, intitulado “What are fossils?”. Com esta atividade pretende-se rever, aplicar e consolidar os conteúdos da subunidadeA Terra conta a sua história”.
A atividade consiste em visionar o vídeo que se segue –  “What are fossils?” – e responder às questões que se seguem (1 a 4). Cada questão apresenta um ou mais níveis/graus de dificuldade, em que um é baixo, dois é intermédio e três é elevado. O nível ou os níveis de dificuldade encontram-se dentro de parênteses, à frente de cada questão, bem como a respetiva cotação.
Os grupos deverão ser constituídos por 3 elementos e estar, devidamente, identificados (atribuir um nome).
Esta atividade divide-se em 3 partes:

1º) No início da atividade, cada grupo terá 5 minutos para visionar o vídeo mas, sempre que precisarem, poderão consultá-lo à medida que vão respondendo às questões;

2º) Cada grupo terá 15 minutos para responder às questões, por escrito no blogue, identificando sempre o nome do grupo. Antes de publicarem no blogue, as respostas deverão ser discutidas/debatidas em grupo (cada elemento do grupo deverá contribuir no debate de ideias), tendo em conta os seguintes parâmetros de correção:
- organização coerente dos conteúdos/ideias
- utilização da terminologia científica/linguagem científica adequada;

Não se esqueçam, as vossas respostas deverão basear-se no vídeo, tendo em conta os conteúdos que foram estudados nas aulas anteriores.

3º) Para finalizar a atividade (20 minutos), os grupos irão discutir/debater em conjunto as respostas dadas e selecionar as melhores respostas. Isto é, lendo as respostas dos diferentes grupos, a turma irá selecionar a melhor resposta dada para cada questão, devendo, cada grupo, justificar a sua escolha, por escrito no blogue. Por exemplo: “O nosso grupo acha/considera que a resposta mais completa à pergunta 1 é a do grupo ## porque…;”. Caso queiram acrescentar mais elementos à resposta podem referir “podemos acrescentar … porque…”.

Bom Trabalho!





1. O que são fósseis? (20%) (nível u)
2. Que tipos de fossilização estão representados no vídeo? (20%) (nível u)
3. Descreve cada um deles. (40%) (níveisvw )
4. Relativamente à fossilização do Estegossauros, indica as condições do meio que favorecem este processo. (20%) (nível v)

13 comentários:

  1. 1-Fósseis são restos de seres vivos ou da sua atividade que ficaram preservados nas rochas, no passado geológico.
    2-Os tipos de fossilização que apareceram no vídeo são:mineralização, moldagem, marcas ou vestígios e conservação.
    3-Mineralização:Os minerais ocuparam o lugar das partes duras do ser vivo.
    Moldagem:O molde dos ossos ficou preservado nas rochas.
    Marcas ou vestígios:A marca das patas do ser vivo ficou marcado no solo.
    Conservação:Os seres vivos ficaram conservados no gelo e na resina(âmbar).
    4-A presença da água no estado líquido, e os diferentes tipos de sedimentos/estratos.

    Trabalho realizado por: TMJ(Tiz, Marta e João).

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    1. Na 2/3, não concordamos com a mineralização, porque não ficou lá o corpo do dinossauro, só ficaram as marcas dos seus ossos;


      MJM

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    2. HMP

      Concordamos com a resposta 1.
      Achamos que está 1 errada na resposta 2,porque no vídeo não aparece a mineralização.
      Achamos que a resposta 3,está incompleta,porque primeiro não há mineralizaçao,as marcas ou vestigios são por exemplo excrementos, ninhos, tocas, ou seja, são mais do que só marcas das patas, a conservação porque os seres vivos são conservados no gelo e na resina com todos os tecidos, incluindo os mais moles e o âmbar é resina solidificada e não outra designação da resina, a moldagem porque não são os ossos, são as partes internas e também as externas.
      A 4 está errada porque não precisa da presença de água, mas sim de partes duras.

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    3. 4. A ausencia de oxigénio; a presença de partes sólidas no animal.

      TML

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  2. HMP

    1-um fóssil é um resto de um ser vivo ou da sua atividade,que ficou preservado nas rochas no passado geológico.

    2-São as marcas ou vestígios,conservação ou mumificação e moldagem.


    3-A moldagem ocorre quando o molde externo ou interno fica preservado nas rochas.
    A conservação ocorre quando todos os tecidos dos seres vivos são preservados,incluindo os mais moles,em gelo ou resina.
    As marcas ou vestígios são icnofósseis,são excrementos,ninhos,tocas,etc...

    4-Para ocorrer a fossilização,o organismo,precisa de possuir partes duras,de estar coberto por sedimentos ou por outro protetor,que depois aparece a água,que a seguir preenche o molde.

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    1. O grupo TMJ acha que o grupo HMP tem:
      1- A 1ª Resposta correta( mas não começaram com letra maiúscula).
      2-A 2ª Resposta correta.
      3-A 3ª Resposta correta.
      4-A 4ª Resposta não está muito correta pois o grupo HMP respondeu o que era preciso para ocorrer a fossilização, enquanto que a pergunta era quais as condições do meio que favoreciam a fossilização do Estegossauros.

      TMJ :)

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  3. 1- Fosséis são restos de seres vivos ou da sua atividade que ficaram preservados nas rochas, no passado geológico.
    2- Os tipos de fossilização representados no vídeo são: marcas ou vestígios, conservação e moldagem.
    3- O 1º dinossauro estava a caminhar e deixou as suas pegadas marcadas no solo; O mamute estava a andar quando começou a ficar cada vez mais frio até que congelou e ficou lá preservado; O insecto estava a voar quando embateu na resina de uma árvore e se transformou em ambâr, ficando lá preservado;
    O dinossauro morreu e foi para o fundo do mar onde se depositaram estratos por onde passou água que o fez entrar em decomposição, ficando lá marcada a marca dos seus ossos.
    4- 1ª-Estar protegido por estratos e outros materiais;
    2ª-Estar protegido do oxigénio;
    3ª- Possuir partes duras;

    Grupo MJM

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    1. O grupo TMJ acha que a 3ª resposta do grupo MJM está incorreta, pois a pergunta dizia para descrever cada um deles, mas não para "inventar" uma história para justificar o sucedido.

      TMJ :)

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    2. Nós não estamos a inventar estamos a descrever o que aparecia no vídeo e que costuma acontecer nestes casos.

      MJM

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  4. 1. Os fosseis são restos ou vestígios que ficaram preservados nas rochas, durante o passado geológico.

    2. Os tipos de fossilização são Marcas ou vestígios, Moldagem e conservação.

    3. A moldagem é o processo pelo qual a marca de um animal fica preservada. A conservação e o processo pelo qual um animal fica preservado envolvido em qual quer tipo de material ficando totalmente isolado do oxigénio. As marcas ou vestígios e o processo pelo qual as partes do animal ficam conservadas na rocha ,ficando totalmente isoladas do oxigénio, não sendo afectadas pela pressão, calor e agentes erosivos.

    4. - Ambiente calmo
    - O animal precisa de ter partes duras.
    - Temperaturas não muito altas
    - Estratos para envolver o animal
    - E falta de oxigenio

    TMl

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    1. 1-Está incompleta pois falta a parte da sua atividade , pois os fósseis são restos de seres vivos ou da sua atividade.
      3-Nas marcas ou vestígios, como são, por exemplo, tocas, ninhos, pegadas, estas não ficam isoladas do oxigénio, e podem ser afetadas pela pressão, calor e agentes erosivos.
      4-Não é necessário um ambiente calmo, nem temperaturas altas ou baixas, pois é um molde na rocha.

      MJM

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    2. O grupo TMJ acha que a 1ª resposta do grupo TMI está incompleta, pois um fóssil é um resto de ser vivo ou da sua atividade que ficou preservado nas rochas, no passado geológico!

      TMJ :)

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  5. Proposta de resolução:

    1 - Fósseis são restos ou vestígios de animais e plantas (seres vivos) preservados nas rochas (stone remains), que viveram no passado geológico.
    2 - Os tipos de fossilização representados são a moldagem, as marcas ou vestígios e a conservação (ou mumificação).
    3 - Conservação (mumificação): o corpo do organismo é conservado total (ou parcialmente) quando envolvido por uma substância como o gelo, no caso do mamute, ou em âmbar (amber), no caso do inseto. A conservação permite aos planetólogos estudarem as partes orgânicas intactas dos seres vivos e verificar de que forma viviam na Terra há milhões de anos atrás.
    Moldagem (mold and cast): o dinossauro morre e o seu corpo deposita-se nos sedimentos do fundo do rio; as partes moles desaparecem por decomposição ou comidas por outros seres vivos, permanecendo as partes duras (ossos - esqueleto); sucessivas camadas de lama e areia (sedimentos - sediment) depositam-se sobre o esqueleto, pressionando-se e aplanando-o; os sedimentos vão-se transformando em rochas (stone) sedimentares devido à pressão; o esqueleto, rodeado por rocha sedimentar, desaparece por ação da água subterrânea (ground water), deixando um espaço vazio designado por molde natural (natural mold); a água subterrânea pode conter partículas de rochas (sedimentos) dissolvidos que vão preencher o espaço formando uma rocha sólida com a forma do esqueleto do dinossauro; ao fim de muitos milhões de anos o molde acaba por aflorar (subir) por ação de fenómenos geológicos (terramoto ou formação de montanhas) e ficar acessível aos paleontólogos quando as camadas superiores desaparecem por ação da água e do vento.
    Marcas ou vestígios (big footprints in the sand): As pegadas correspondem a moles das patas dos dinossauros deixadas nos sedimentos.
    4 – O ambiente calmo facilita a cobertura do corpo do dinossauro por sedimentos.

    NOTA IMPORTANTE:

    Muitos parabéns a todos pela excelente participação nesta atividade. Gostei muito da dinâmica dos grupos, do espírito crítico e das vossas respostas, apesar de algumas, ainda que completas, não contemplarem a informação fornecida pelo vídeo.

    I’m so proud of my students!

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